Tudo o que precisa saber sobre as luzes no painel do seu carro

Tudo o que precisa saber sobre as luzes no painel do seu carro

Por mais que não entenda de carros e já tenha um há alguns anos, já se perguntou o que significa cada luz do painel do seu automóvel? Elas estão lá todos os dias, quando o ligamos, travamos ou desligamos o carro: algumas vermelhas, outras alaranjadas e umas até verdes. Mas afinal de contas… o que cada uma, e cada cor, significa?

As cores importam

Por qualquer que seja a luz acesa no painel, a cor apresentada não é incidental:

Se é verde, significa simplesmente que o sistema está a funcionar. Exemplo: a luz dos sinais de indicação é verde e se acende sempre que o condutor aciona a peça;

Se é amarela, ou laranja (a depender do modelo do carro), fique atento: é um alerta de que o sistema está fora de ordem, apesar de não ser necessariamente uma emergência;

Quando vermelha, não hesite em redobrar os cuidados e até mesmo parar o carro se necessário: pode haver algo de muito errado a acontecer!

Quais são os tipos de alerta?

Agora que já sabes o que cada cor representa, é hora de entender o que alguns dos principais símbolos significam:

Luz da Injeção Eletrônica

Este símbolo representa, de forma clara, o desempenho do sistema de injeção do carro. Ele sempre surge quando giramos a chave e apaga imediatamente após darmos a partida, de forma que, se isso não acontecer, o carro deve ser desligado e o processo repetido. Muitos motoristas notam que a luz permanece acesa, ou ainda acende por conta própria durante a direção. Por mais inofensivo que isso possa parecer, não é um comportamento esperado! Portanto, caso isso aconteça, dirija imediatamente até uma oficina e faça um diagnóstico.

Luz da Bateria

A luz da bateria sempre irá se acender quando algum problema surgir no sistema de carga da bateria ou no alternador. Neste momento, lembre-se das cores que foram mencionadas acima: se o alerta é “laranja/amarelo”, ainda não estás na zona de perigo. Ainda! Mas, se o símbolo brilhar em vermelho, não hesite por um segundo: busque auxílio profissional para verificar o sistema de alimentação elétrica e impedir incidentes na estrada.

Luz de óleo do motor

Quando a luz de óleo do motor é acionada, é um sinal que a lubrificação do motor não tem sido tão eficiente quanto deveria ou, então, que há alguma falha significativa nos componentes da peça. Nesses casos, o motivo pode ser dos mais diversos, desde uma simples falta de óleo, até problemas na bomba ou sensores. Por isso, não dá para tentar identificar a causa sozinho: é preciso fazer um diagnóstico junto ao seu mecânico.

Luz do ABS

O sistema ABS é responsável pela travagem da maioria dos carros modernos. Se a luz do ABS se acender no painel a sua viatura não está em segurança,  o sinal informa que sistema de travagem tem anomalia. E na estrada, sabemos que não dá para brincar com os travões: qualquer milissegundo e estabilidade podem fazer toda a diferença.

Existem, ainda, muitos outros símbolos aos quais devemos ficar atentos no dia a dia, como:

– Luz do Controle de Estabilidade;

– Luz do Imobilizador;

– Luz do Câmbio Automático;

– Luz da Direção Elétrica;

– Luz da Pastilha de Freio;

– Luz de Combustível;

– Luz de Pressão dos Pneus;

– Luz de Porta Aberta;

– Luz do EPC;

– Luz de Controle do Cruzeiro;

– Luzes dos faróis etc.

Esses símbolos ajudam e muito os motoristas. Em especial, aqueles iniciantes que ainda não conseguem identificar falhas no veículo através de outros sinais, como ruídos no motor, problemas na ignição ou travagem. Por isso, lembre-se: quando qualquer um deles se acender, atente-se à cor. Verifique, também, se eles piscam ou não: este é outro indicativo igualmente importante do estado do sistema.